Imagina que tu e a tua turma foram convidados, pela baleia Guilhermina, a explorar o fundo do oceano. Num pequeno texto, relata as sensações e as experiências vivenciadas.
O Guilherme vive sozinho com a mãe. Ela trabalha até muito tarde e ele fica sozinho em casa.
Escreve um texto onde contes, como irá ele sair da sua solidão?
Um OVNI estacionou em frente à porta de tua casa. Saiu de lá um extraterrestre que te convidou a visitar a sua casa. Conta o que aconteceu durante a tua estadia no seu planeta distante.
Este Verão, os animais do Zoo decidiram passar férias na Lagoa dos Salgados.
Escreve um texto onde contes o que se passou na viagem e durante as férias.
Não te esqueças de obedecer aos três momentos da narrativa: Introdução, desenvolvimento e conclusão e de lhe dar um título.
Quando a distância nos separa, sentimos um imenso desejo de escrever aos nossos amigos. Escreve uma carta a um amigo que more longe de ti a contar as tuas últimas novidades.
Imagina que és um astronauta famoso e que ao chegares de uma viagem espacial os jornalistas te abordam para te fazerem perguntas. Num pequeno texto, relata o que sentiste nesse momento.
Imagina e escreve um diálogo possível entre dois adeptos de futebol, com pontos de vista diferentes, e emprega as seguintes expressões para contradizer:
De forma delicada: - Penso que não deves estar a falar a sério... - Permite-me discordar...
- Desculpa, mas...
De forma brusca: - Não sejas parvo!
- Que estupidez! Não é nada disso...
- Não digas parvoíces!
Faltam várias árvores nos passeios na tua rua.
Escreve ao presidente da Câmara Municipal a dar-lhe conta dessa situação e a solicitar-lhe que proceda à plantação das árvores em falta.
Não te esqueças de usar uma linguagem respeitosa e mais cuidada.
A Teresinha gosta muito de passar as tardes a sonhar, sentada no seu baloiço. Imagina como são os seus sonhos. Conta tudo num texto. Não te esqueças de lhe dar um título.
As personagens das histórias infantis decidiram reunir-se em alegre convívio, para lancharem, beberem um chazinho e colocarem a conversa em dia. Imagina o que se passou e conta tudo num texto breve. Não te esqueças de lhe dar um título.
Enquanto cresciam, as pequenas fadas sonhavam tornar-se adultas para poderem realizar muitos desejos. Imagina o diálogo estabelecido entre as fadinhas.
O consumo de comidas rápidas está a alastrar nos jovens e no nosso país. Apesar de sabermos que tal alimentação é prejudicial à saúde.
Então, qual a razão da corrida a este tipo de alimentos?
O que estará a falhar?
Num texto curto, expõe a tua opinião sobre este assunto.
Se preferires, poderás contar uma história que ilustre o teu ponto de vista.
As más companhias são, frequentemente, a causa de muitos problemas. Num texto curto, expõe a tua opinião sobre este assunto. Se preferires, poderás contar uma história que ilustre o teu ponto de vista.
Observa a imagem e servindo-te da tua imaginação, elabora um texto onde descrevas o retrato físico e psicológico da personagem. Não te esqueças de indicar:
"Um livro é um tapete mágico que, num abrir e fechar de olhos te leva aos confins da Terra". A partir desta afirmação e da observação da imagem, redige um breve texto. Podes contar uma história que ilustre a tua experiência de leitor.
Redige uma página de um diário onde dês conta de como tens crescido. Não te esqueças de que uma entrada num diário contempla a data e o local em que é escrita.
Imagina que o cão e o gato se tornaram grandes amigos. Redige o diálogo que levou à sua reconciliação. Não te esqueças de utlizar as regras do diálogo.
A profissão de jogador de futebol é aliciante para alguns jovens da tua idade. Concordas com a afirmação. Expõe as tuas razões. Podes ainda indicar qual a tua profissão de futuro.